quarta-feira, julho 11, 2012

Movimento Teatral de Botucatu ganha PIPA para Festivais de Arte


        Reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento cultural de nossa cidade, o Movimento Teatral de Botucatu busca a integração entre os mais variados profissionais que compõem a complexa cadeia de uma produção artística, criando mecanismos para a fruição de uma economia da cultura voltada às artes cênicas de nossa região.
      Fundado em 2004 o MTB surge para contribuir com o fomento às produções artísticas, a formação dos artistas locais, a difusão das artes cênicas junto a comunidades carentes de bens e aparelhos culturais e também com a formação de platéias.
Há quase dez anos o MTB trabalha para o desenvolvimento de projetos que busquem cumprir seus objetivos, oferecendo à comunidade local atividades gratuitas voltadas às artes cênicas.
No ano passado o grupo realizou a décima edição do FEJASA – Festival Jaime Sanchez de Teatro, com grande sucesso de público e crítica, que contou com grandes nomes do teatro nacional e apoiou também a edição 2011 do Intercircu.   
Voltado à necessidade de se realizar um Festival de Artes que integre as comunidades do entorno da cidade, há dois anos o MTB desenvolve também o projeto “Arte a Vapor – oficinas, diálogos e espetáculos”, que para a realização de sua terceira edição foi contemplado por um edital do PIPA – Programa de Incentivo à Produção Artística, da Secretaria Municipal de Cultura.
Para este ano, os curadores e coordenadores do projeto Everton Oliveira e Regina Blanco terão como eixo temático a contação de histórias, a dança teatro e o teatro de bonecos.
Visando também a democratização dos espaços culturais existentes e o acesso a bens e produtos culturais aos diversos segmentos de nossa sociedade, o projeto realizará suas atividades em espaços alternativos, atendendo à crianças, jovens, melhor idade e aos alunos frequentadores da Educação de Jovens e Adultos – EJA, com atividades específicas para esses grupos.  
O projeto integrará ainda as demais atividades sócio educativas desenvolvidas pelo MTB com a participação dos alunos do projeto Carrossel e do Ponto de Cultura Ponto Cênico, que atendem à crianças e jovens que dificilmente teriam contato com espetáculos dessa envergadura, não fosse um projeto dessa natureza.
        O projeto contará com a participação dos educadores Flavia Fazzio, Izaias Barreto, Marino Costa e Rodrigo Casali, com auxilio de Kauan Bassetto. Mais informações pelo fone (14) 3815-6918 ou pelo e-mail: movimentoteatraldebotucatu@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário