sexta-feira, setembro 09, 2011

Projetos

O MTB promove a difusão das artes cênicas na região realizando e apoiando importantes projetos como o “FEJASA - Festival Jaime Sanchez de Teatro”, em sua 10º. Esse ano realizará mais uma edição do Festival, que em breve terá seu lançamento oficial.




Visando também a democratização dos espaços culturais existentes e o acesso a bens e produtos culturais aos diversos segmentos de nossa sociedade, realiza espetáculos em teatros, ao ar livre, em espaços alternativos da cidade, ruas e praças, bem como, em escolas e espaços públicos de comunidades carentes de nossa cidade, por meio do projeto Arte a Vapor, já em sua terceira edição.




Estabelecendo parcerias realiza também o Projeto Carrossel, que oferece oficinas nas diversas áreas do fazer artístico: dança, teatro, música, circo e artes visuais para crianças e jovens dos projetos sócio-educativos da Secretaria de Assistência Social.








Contribuindo com o fomento do mercado teatral da região, realiza oficinas, cursos e workshops para jovens artistas, visando sua formação e profissionalização. Recentemente, foi contemplado pelo Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva, com um Ponto de Cultura que oferecerá formação continuada em teatro, dança e circo para jovens carentes, fortalecendo a construção de sua identidade e a valorização de sua auto-estima, possibilitando-lhes novos olhares e novas perspectivas para a vida e para a arte.




Em seu histórico o MTB realizou projetos como “Rodízio de Talentos” (2007), oficinas e workshops como Introdução à Comédia dell’arte com Débora Vivan (2008) e Expressão Corporal (2009) com Cauê Matos, o apoio ao Festival Jaime Sanchez, além da produção executiva de encenações como: “Um passeio pela Cuesta”, entre outros. 
Em parceria com o Ponto de Cultura Ponto Cênico participou do Intercircu, em 2011, contribuindo para a realização do Circutuca - oficinas de artes circenses para crianças e jovens frequentadores de diversos projetos sócio-educativos do município. Como celebração das oficinas houve o encerramento do circuito com a apresentação do espetáculo "A Guerra de Pietrovit". 




Desde 2009 vem implantando o CPT – Centro de Pesquisa Teatral que desenvolve projetos para o teatro sobre a cultura popular, o folclore brasileiro e a relação entre as artes cênicas e as novas tecnologias, explorando as linguagens e as possibilidades cênicas, hibridando assim o teatro, a musica, a dança, o circo, a literatura e as artes visuais. 
Pelo CPT já foi realizado o espetáculo “Oxido Vox – poesia para seres urbanos” e agora está em fase de montagem de “Desafio ao Diabo – uma comédia cabeluda”, contando com um grupo de artistas reconhecidos em Botucatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário